(for english version, scroll down)

quarta-feira, 16 de abril de 2008

O barulho novo do Supergrass

Eles são barulhentos, e ouvi-los parece como se a sensação de beber de uma vez só um copo cheio de Coca-Cola se tornasse sonora. Com uísque. E é difícil achar vírgulas maldosas para falar sobre o Supergrass. Sem nunca ter realmente estourado no mainstream, a música mais famosa dessa banda inglesa é “Alright”, um rock'n'roll de piano no melhor estilo “Lady Madonna”, ou melhor, “The Ballad of John and Yoko”. Foi culpa de um comercial de alguma coisa que eu não me lembro agora. E claro, se você não consegue se lembrar pelo nome ou por minhas referências, você pode automaticamente ouvi-la na cabeça se eu fizer isto aqui: “We are yooouuunnng...”. Lembrou?

Não? Procura no Seeqpod então, porque é muito boa mesmo, eles merecem: www.seeqpod.com

Acontece que pegar um disco do Supergrass significa, geralmente, topar com um álbum recheado de canções muito boas, ora mais barulhentas e roqueiras, ora mais tranqüilas, algo que o termo midtempo resume bem, que é aquela música que não chega a ser lenta, pode muito bem ter mais peso do que uma balada propriamente dita. Graham Nash e David Bowie são mestres nisso. Bom, eu poderia colocar aqui a coletânea que saiu há um tempo da banda para, quem nunca teve contado com o som deles, passar a conhecer os destaques. Acontece que esse é o Ferrugem e eu vou mesmo é botar o novo, Diamond Hoo Ha. Por que? Porque este disco é simplesmente uma compilação de rockões muito bons – eu não vou nem indicar exatamente nada porque é melhor você ouvir e tirar suas próprias conclusões mas, para situar alguma coisa em algum lugar, se comecei o post citando Beatles como referência, eu termino deixando algo de Led Zepellin no ar – não que a banda tenha deixado de lado os ótimos pianos. “When I Needed You” é foda, e tem acho que um Rhodes ali, e não tem como não adorar um piano Rhodes.

Eu disse que não ia indicar nada, mas “Ghost of a Friend” também é sensacional...ao lado da irônica “Whiskey and Green Tea”. É que eu não resisti.


Ficha Técnica


Supergrass – Diamond Hoo Ha


Músicas para download


  1. "Diamond Hoo Ha Man" - 3:26

  2. "Bad Blood" - 3:03

  3. "Rebel In You" - 4:41

  4. "When I Needed You" - 2:31

  5. "345" - 3:39

  6. "The Return of Inspiration" - 3:36

  7. "Rough Knuckles" - 3:25

  8. "Ghost of a Friend" - 3:54

  9. "Whiskey & Green Tea" - 4:16

  10. "Outside" - 3:32

  11. "Butterfly" - 5:11



Aqui, eles no excelente Jools Holland,em fevereiro de 2008, com Diamond Hoo Ha, a própria.

4 comentários:

Adriano Conter disse...

Bom post! Não sabia que eles eram bons, apesar daquela música famosinha ser legal mesmo... Vou baixar o disco!

Anônimo disse...

é...tem uma onda que vai e volta: bandas tentando recriar uma sonoridade setentista (anacrônica, na minha opinião)...
vocês do ferrugem, acham que o resultado é bom?
abraços

Anônimo disse...

abul, o lance é que o supergrass nao tenta buscar algo do passado. inevitavelmente, quem toca hoje aprende com quem tocou ontem e assim, vai achando uma sonoridade própria. pega os 3 primeiros discos dos beatles: puro chuck berry, little richard e outros dos anos 50. existe sim algumas bandas que forçam a barra, mas o supergrass nao é uma dessas e tem uma carreia lindamente linear de altíssima qualidade. nao pode ser vergonha aprender com os grandes que marcaram a música - nao pode e não é. sem contar que esses caras nao chegaram aí agora, com essa modinha "voltei no tempo e trouxe as roupas". são caras experientes já e sabem muito bem o que querem fazer com sua música.

Anônimo disse...

really luv those orange amps!
cheers, rusty fellas.