(for english version, scroll down)

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Nine Inch Nails: o peso nunca dorme

Seguinte, primeiramente gostaria de me desculpar com meus colegas de Ferrugem Nunca Dorme pelo meu breve sumiço. Não tentarei me justificar, parei de colaborar por pura preguiça. Mas estou de volta, e para postar coisas muito diferentes do que vem sendo postado (tudo excelente, por sinal).

A verdade é que estava faltando um pouco de peso aqui no Ferrugem e não podemos ignorar que, depois do Black Sabbath, o som pesado passou a ser uma característica patente de, senão a maioria, boa parte das bandas de rock. Tomei para mim a responsabilidade de mostrar aos passantes deste querido blog o melhor do som distorcido, sem nenhum tipo de preconceitos e evitando rótulos bestas (doom metal, new metal, trash metal e por aí vai). Porque o que é bom é bom (momento sabedoria vazia).

Vou começar com um disco de 2005 que não é considerado um dos pontos altos do seu autor (ou banda?) e, por isso mesmo, é bastante subestimado. Vamos dar nome aos bois. Você, meu caro amigo, esta prestes a entrar no mundo de With Teeth, do Nine Inch Nails.

O Nine Inch Nails, banda de um homem só (o grande Trent Reznor)
é a típica banda que muita gente já ouviu falar, mas pouca gente ouviu propriamente. Eu, por exemplo, conheci o(s) cara(s) ao vivo, no Claro Q É Rock, e saí absolutamente embasbacado com a performance, tanto musical quanto visual. Foi, de longe, o melhor som de show que eu já tinha ouvido. Depois eu soube que o Reznor é super caxias com a qualidade do show dele e leva o próprio equipamento de som e luz em todas as turnês que faz. Estava explicado.

A turnê que vi promovia o With Teeth, talvez o disco mais acessível entre todos do NIN, com
músicas bastante melodiosas e intensas e nem sempre com a guitarra super distorcida que caracterizou o seu trabalho mais aclamado, The Donward Spiral, de 1994. Por esse motivo, muitos fãs xiitas (sempre eles) acharam que Reznor tinha acalmado, deixado o peso de lado. Certamente essa foi uma leitura muito superficial do som do disco, já que as letras são absolutamente atormentadas e as músicas mais calmas carregam o mesmo peso de sempre, só que, dessa vez, na atmosfera. Um outro dado do disco que merece ser lembrado é que todas as baterias acústicas foram gravadas pelo grande e onipresente Dave Grohl, que é chapa de Reznor desde os anos 90.

Falando mais propriamente do som, o NIN mistura o rock e metal com batidas eletrônicas (desculpa, Daniel, mas é som de computador mesmo) o que deixa a música com um certo clima apocalíptico. Tipo (momento nerd on), se você já jogou RPG e ouviu falar no universo cyberpunk, o NIN é a trilha perfeita para aquele clima (momento nerd off). Se você nunca jogou RPG, imagine o filme Blade Runner. O NIN é mais ou menos o que tocaria uma casa noturna daquela Los Angeles destruída, servindo de fundo para um strip tease de uma menina de cabelo roxo. O melhor é ouvir, de qualquer maneira.

Para vocês terem noção do que é o NIN ao vivo, deixo abaixo o vídeo da banda tocando uma das melhores músicas do With Teeth, a homônima "With Teeth". Reparem na qualidade do som da bateria, que tem uma linha simples mas muito criativa e marcante. Vejam também como é importante e maravilhosa a iluminação do show, que quase não mostra a cara dos músicos, mas é totalmente sincronizada com a música. Outro destaque dessa música é o momento calmo do piano em contraste com o refrão, barulhento até dizer chega. Mais abaixo ainda deixo o disco para download, que é o que interessa.

PS: se você faz muita questão de rótulos, o NIN é conhecido como Industrial Rock ou Industrial Metal.




Ficha Técnica


With Teeth - Nine Inch Nails

Lançamento original: 27 de abril de2005

Duração: 56:05

Produtor: Trent Reznor e Alan Moulder

Gravadora: Interscope/Halo 19


Músicas para download

  1. "All the Love in the World" – 5:15
  2. "You Know What You Are?" – 3:42
  3. "The Collector" – 3:08
  4. "The Hand That Feeds" – 3:32
  5. "Love Is Not Enough" – 3:41
  6. "Every Day Is Exactly the Same" – 4:55
  7. "With Teeth" – 5:38
  8. "Only" – 4:23
  9. "Getting Smaller" – 3:35
  10. "Sunspots" – 4:03
  11. "The Line Begins to Blur" – 3:44
  12. "Beside You in Time" – 5:25
  13. "Right Where It Belongs" – 5:05

PS2: pra ninguém falar que o Ferrugem só vive do passado, aconselho a vocês darem uma assistida no excelente clipe da mais nova música do NIN, "Discipline". A música é bem dançante, mas na minha opinião não está entre as melhores coisas deles. O Trent Reznor está ultimamente postando todas as músicas que compõe nesse endereço aqui e, além disso, quem diria, ele bloga haha.

6 comentários:

Adriano Conter disse...

Muito Bom!!!! Também sou adepto do som pesado, porém odeio letras violentas vomitadas em inglês por bandas brasileiras. Paradoxalmente, gosto de algumas coisas do Sepultura...

Anônimo disse...

meteoro de pégasus!!!

Lui disse...

eu tava no claro q é rock e fui embora depois de umas 3 músicas do nine inch nails. achei ruim. hahaha.

Juliano Coelho disse...

Dona Luísa Pécora, hoje estou com vontade de apelar:

http://www.youtube.com/watch?v=aCMLwbdSrTY

http://www.youtube.com/watch?v=piu61KjP9LE

Não sou eu que estou falando.

Lui disse...

Mas até aí, o Bowie tá participando do CD da Scarlet Johanson.

Rafa disse...

Adoro NIN, você podia ter comentado que o Reznor é tão foda, que até o Johnny Cash quis fazer uma versão de uma mpusica dele !
E nossa, Lú, eu venero o Bowie, amo a Scarlett, mas acho que nao escuto de novo a música dos dois de novo nem se estiverem apontando uma arma pra minha cabeça..