(for english version, scroll down)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

A dureza de Leonard Cohen

O site oficial não confirmou ainda. Mas, um blog bastante confiável de um jornalista do Estadão, Jotabê Medeiros, avisou: Leonard Cohen é uma grande promessa para shows em São Paulo e falta apenas fechar os valores para que o canadense de voz grossa aporte em terras brasileiras. Achei ótima a notícia, mas tenho ressalvas. Ultimamente tenho tido dificuldade em ouvi-lo. Suas músicas sempre possuem uma textura brega, um sax invariavelmente com som de motel... vai saber o que ele tocará aqui!

Mas, como a notícia ainda não pode ser 100% confirmada, fico apenas na expectativa. Talvez por causa disso, resolvi dar mais atenção a um disco que achei formidável na hora que ouvi pela primeira vez, mas que agora ganhou outros significados para mim. Em 1967, fugindo da maluca onda dos hippies e suas sonoridades espaciais, Leonard Cohen lançou seu primeiro disco, The Songs of Leonard Cohen, com mais de 30 anos! Talvez em função da idade, é um trabalho muito maduro, sustentado por metáforas cuidadosamente escolhidas e por uma linha de violão que é a expressão de um antigo e já perdido folk. É um álbum muito gostoso de ouvir - os arranjos de voz contam com uma moça, que, meu Deus, devia ser a pessoa mais linda do mundo... (alguém aí sabe o nome dela?). É perfeito e simples.

Misturando mais coisa nesse post, que ainda não consegui definir se é noticioso ou se é apenas mais uma resenha, queria falar de um filme de faroeste que utilizou em sua trilha sonora três músicas desse mesmo disco do Leonard Cohen. Andei conversando com amigos fanáticos do E-digo-mais (acesse, vale a pena!) e todos os seus membros não o conheciam. O filme no Brasil ganhou o nome de “Quando os Homens são Homens” e mais tarde teve o título “Jogos e Trapaças” acrescentado. O original é bem mais simples: “McCabe & Mrs. Miller”.

Warren Beatty, de “Bonnie e Clyde”, é um jogador de poker que decide desbravar uma pequena e pobre cidade, localizada no limite da fronteira entre Estados Unidos e Canadá. O forasteiro decide abrir um bordel e para isso compra (!) várias moças caridosas para trabalhar em seu novo estabelecimento. Percebendo a oportunidade de crescer em sua profissão, a experiente prostituta Mrs. Miller (a belíssima Julie Christie, de “Doutor Zhivago”) propõe uma parceria com McCabe. A notícia de que ambos prosperaram com o negócio logo cai na boca do manda-chuva da região, um durão que comanda uma equipe de mineradores: sujeira! A partir daí, o antes naturalista filme do aclamado diretor Robert Altman transforma-se em uma genial caçada psicológica e política. Alguém, sempre, precisa ceder. Nos westerns, geralmente essa equação é movida pela força da pistola.




Se por acaso assistirem ao filme, prestem atenção nas belíssimas músicas de Leonard Cohen, que sustentam a trama de maneira brilhante. A voz dura do canadense é um belo suporte para a dureza da terra, fria e lamenta, da cidade antes tediosa e que, com a chegada de um forasteiro, vira um caldeirão prestes a borbulhar. “Winter Lady”, “The Stranger Song” (minha favorita) e “Sisters of Mercy” foram as escolhidas por Robert Altman para compor seu filme. Vale a pena!

Ah, só mais... Leonard Cohen é famoso por compartilhar suas músicas em trilhas sonoras. Outro exemplo grandioso, na minha modestíssima opinião, é no filme "Assassinos por Natureza", do ex-bom-diretor Oliver Stone. "Waiting for a Miracle" e "The Future" são de pirar.

Ficha Técnica do filme




Título: Jogos e Trapaças – Quando os Homens são Homens
Título original: McCabe e Mrs. Miller
Lançamento: junho, 1971
Diretor: Robert Altman
Atores: Warren Beatty (McCabe) e Julie Christie (Mrs. Miller)
Duração: 120 min

Ficha técnica do disco


The Songs of Leonard Cohen – Leonard Cohen
Lançamento original: dezembro, 1967
Duração: 41:09
Produtor: John Simon
Gravadora: Columbia

Músicas para download

1. Suzanne – 3:48
2. Master Song – 5:55
3. Winter Lady – 2:15
4. The Stranger Song – 5:00
5. Sisters of Mercy – 3:32
6. Song Long, Marianne – 5:38
7. Hey, That’s No Way to Say Goodbye – 2:55
8. Stories of the Street – 4:35
9. Teachers – 3:01
10. One of Us Cannot Be Wrong – 4:23

4 comentários:

Anônimo disse...

ei ferrugem! faltou falar que antes de lançar o disco, leonard cohen já era um escritor estabelecido e já havia publicado alguns livros de poemas!

mesmo assim, gostei do trailer do filme!

Anônimo disse...

Das geburtstag leben über Geschnickel uns est ist Kartofeln mit Fehrnsehen Apparat gross dreiunddrezig keine ihne Gotthard kaputt!!!!

Lui disse...

peraí, deixa ver se eu entendi: robert altman, julie christie, leonard cohen, faroeste????? preciso ver esse filme urgente!!!!

VURE disse...

Panaca!! muito massa esse "kaputt" no Leonard Cohen! Lembra quando a gente descobriu quem era o cara que cantava aquele music�o do "Assassinos por Natureza"? foi quando a gente descobriu "Waiting for a Miracle"... Muito dahora...
Mas a verdade � que as vezes algumas m�sicas do Leonard Cohen soam mesmo como m�sica de adult�rio ou de tamb�m de corno. Mas, se n�o tivesse os sax meio enfadonho seriam melhores mesmo. Valeu tamb�m pela dica do filme! Bordel e pip�co, s� pode ser dahora!!!
agora mais uma perguntinha: quem vc acha que deveria abrir o show e depois fazer um gig com o Leonard Cohen aqui no Brasil?