(for english version, scroll down)

terça-feira, 22 de abril de 2008

Eric Clapton no berço da coisa toda

É fácil gostar de Eric Clapton. Ele é um guitarrista sensacional, que sabe dosar bem o quanto deve tocar. É um compositor que soube aliar como poucos o sentimento do blues a clima mais roqueiros, sendo versátil, honesto e inegavelmente pop quando quis ser. Tem um bom nome e uma boa presença de palco, sempre elegante, ainda que, muitas vezes, não soubesse muito bem o que estava fazendo por conta de doses homéricas de cocaína ou álcool... ou heroína. Sua voz só melhorou com o tempo. Tem uma história digna de um verdadeiro blueseiro, cheia de encruzilhadas e dramas pessoais. Ganhou uma cacetada de Grammys por conta de um dos melhores acústicos já feitos, se não for o melhor.

E cá estou eu, postando na verdade um disco que não tem sequer uma música composta por ele, ainda sim, um puta disco.

From the Cradle (ou seja, “do berço”) saiu logo depois do acústico, e trata-se simplesmente de Clapton com uma banda muito boa tocando só musicão de raiz, antigos blues que o ajudaram a formar seu estilo. Ou seja, é mais ou menos um disco essencial pra quem gosta de guitarra e/ou blues e/ou Eric Clapton. Como mais ou menos todas as três coisas estão ligadas, se você não conhece esse disco, não pode fugir mais dele.

Ah, e esse álbum foi gravado ao vivo no estúdio, com um ou dois overdubs adicionais. Dá pra sentir o clima da gravação, ou seja, isso é isso aí mesmo.





Ficha técnica


Eric Clapton - From the Cradle

1994, lançado pela Reprise Records

Duração - 60:10

Produzido por Eric Clapton e Rus Titelman


Músicas para Download


1 Blues Before Sunrise

2 Blues Leave Me Now

3 Driftin'

4 Five Long Years

5 Goin' Away Baby

6 Groaning The Blues

7 Hoochie Coochie Man

8 How Long Blues

9 I'm Tore Down

10 It's Hurts Me Too

11 Motherless Child

12 Reconsider Baby

13 Sinner's Prayer

14 Someday After A While

15 Standn' Round Crying

16 Third Degree



E, neste link, uma entrevista em que ele fala sobre o disco From the Cradle. Aliás, é um mini-documentário muito bom, vale a pena ver até porque é raro ver o cara falando por aí.

http://www.youtube.com/watch?v=16lT5v57DLE

4 comentários:

Anônimo disse...

esse sabe o que faz!

Anônimo disse...

tiozão devia mesmo é calçar um rider e ir pra praia... ouvindo blues! LOL!

Anônimo disse...

sssssshhhhhiiiuuuu

Anônimo disse...

ae véi, tah ligado, blus é massa, mas tipo assim, nem kurto tanto os som dos cara, so mto +++ um doom mental, speed metal e tal. mustaine d hora tbm, posta ae 1 haleoween, malmstenn, os kara que sóla da hora véi, essse aih eh mto +++ som de véio tal, nem kurto strato ta ligado so mto + uma kramer ou iabnez steer vai
flw ae...