(for english version, scroll down)

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Boogie com o Canned Heat e John Lee Hooker


Parcerias incríveis já marcaram seu espaço na história da música e não vou ficar aqui citando somente para fazer número. Prefiro falar de uma que talvez não tenha ganhado tanta notoriedade, mas também carrega o peso de ser um clássico. Apoiando-se em uma de suas principais influências, a banda californiana Canned Heat convidou John Lee Hooker, um dos guitarristas mais inconstantes do blues norte-americano para uma sessão descontraída (bem ao estilo do cara). O resultado é o disco Hooker ‘N Heat (gravado em 1970), um conjunto de faixas que cobre arranjos tradicionais e consagrados a jams bolados na hora pela galera.


Um bom exemplo do “estado de relaxamento” no qual esse disco foi gravado é “Burning Hell”. No começo da música, John Lee Hooker e o vocalista do Canned Heat se divertem ao comentar se deveriam ou não continuar soltando a mão. Hooker aproveita para elogiar a capacidade de um branquelão em acompanhá-lo com a gaita... vale a pena!

Não dá para contar a história desse disco sem falar um pouco do Canned Heat, banda que alcançou um sucesso razoável no final dos anos 60 – principalmente após grandes apresentações nos festivais de Monterrey e Woodstock –, mas que atualmente não ouço muito por aí. Liderado pelo barbudão Bob “Bear” Hite e pelo guitarrista Alan “Blind Owl” Wilson (também considerado um dos melhores com uma gaita na mão), o grupo seguiu, e talvez liderou, uma tendência bastante forte da época: reviver o blues tradicional. Também coloco para download, o segundo trabalho desses caras: Boogie With Canned Heat, lançado em 1968.



Nesse disco, é engraçado perceber como o forte relacionamento do grupo influencia no som. Exemplo disso é a última faixa, “Fried Hockey Boogie”, uma apresentação cômica de todos os membros da banda: cada um participa da roda “apresentado” seu instrumento, o que resulta em um jam bastante carregado no boogie (ouça também Boogie Chillen, do álbum Hooker ‘N Heat). A minha favorita é “On The Road Again”, que pode ser ouvida no belíssimo filme Na natureza Selvagem. (Se você também curte cinema, dá uma olhada no blog E-Digo-Mais).



Já John Lee Hooker dispensa muitos comentários. Cara! Eu acho esse negão fodido. O estilo limpo de tocar, sem muitos floreios, e o som grandioso que ele arranca de uma guitarra semi-acústica é de dar inveja. Desculpe-me o entusiasmo, mas dê uma chance para o disco Urban Blues, lançado em 1967. Um álbum carregado de clássicos como “Boom Boom” (confira a versão do Yardbirds postada há alguns dias atrás!), “Cry Before I Go” e “Think Twice Before You Go”.


Ficha Técnica



Hooker ‘N Heat – John Lee Hooker and Canned Heat
Lançamento original: janeiro, 1971
Duração: 80:05
Gravadora: Liberty


Disco 1

1. Messin’ With The Hook
2. The Feelin’ Is Gone

3. Send Me A Pillow

4. Sittin’ Here Thinkin’

5. Meet Me In The Bottom

6. Alimonia Blues

7. Drifter

8. You Talk Too Much

9. Burning Hell

10. Bottle Up And Go


Disco 2

1. The World Today
2. I Got My Eyes On You

3. Whiskey And Wimmen’

4. Just You And Me

5. Let’s Make It

6. Peavine

7. Boogie Chillen No. 2


Ficha Técnica




Boogie With Canned Heat – Canned Heat
Lançamento original: janeiro, 1968
Duração: 39:00
Gravadora: Liberty


Músicas

1. Evil Woman
2. My Crime

3. On The Road Again

4. World In a Jug

5. Turpentine Moan

6. Whiskey Headed Woman No. 2

7. Amphetamine Annie

8. An Owl Song

9. Marie Laveau

10. Fried Hockey Boogie


Ficha Técnica




Urban Blues – John Lee Hooker
Lançamento original: 1967
Duração: 27:54
Gravadora: MCA


Músicas



1. Cry Before I Go

2. Boom Boom

3. Backbiters And Syndicaters

4. Mr. Lucky

5. My Own Blues

6. I Can’t Stand To Leave You

7. Think Twice Before You Go

8. Hot Spring Water, Part I

9. Hot Spring Water, Part 2

10. The Motor City Is Burning

11. I’m Standing In Line

12. I Gotta Go To Vietnam


Também aproveito para colocar um ótimo vídeo do Canned Heat. É Woodstock, 1969, e muitos peitos pulando na tela! A música, aliás, é “Going Up The Country”, lançada no disco posterior ao postado aqui: Living The Blues.


4 comentários:

Anônimo disse...

e aí ferrugem!
que coisa é essa de nem falar sobre "amphetamine annie"???
esses críticos de música engessados consideram ela a primeira música anti-drogas dessa geração que curtia ficar doidão!
abraços

Anônimo disse...

hahahaha - boa, "crítico engessado" - e o pior é que isso rola mesmo. espero que essa galera continue fazendo posts desse jeito, na boa, de leve, na deles e sem regras fixas tipo "manual folha" - pé na tábua.

muito loco o podcast tbm, mantenham o nível!

VURE disse...

Panaca! Onde é que você acha esses caras?? Sou meio ruim de bandas e tal, mas não conhecia os caras. Muito dahora. Agora o J.L.Hooker, putz, esse é raíz mesmo! Muito legal o disco e a enferrujada total nesses caras. Interessante o encontro de ritmos e gerações as vezes produzem coisas muito massas. Perguntinha: que parceria você gostaria de ver hoje?
é isso aí!
um abração

daniel marques disse...

porra panaca! "perguntinha" difícil...
puxa, eu gostaria de ver os velhinhos pete townshend e ian anderson quebrando tudo...the who e jethro tull juntos!!
sonho...