(for english version, scroll down)

domingo, 13 de abril de 2008

Do fundo do baú - The Yardbirs

Sabe aquelas preciosidades guardadas no fundo do baú de uma coleção que você não dá a mínima? Engraçado. Eu conheci os Yardbirds, uma puta banda de blues britânico do início dos anos 60, dessa maneira. Meu irmão comprou o disco duplo Smokestack Lightning, uma compilação que une – quase que inteiramente – For Your Love e Having A Rave Up –, logo quando eu estava começando a me interessar por música de verdade. No começo, não dei muita atenção para esses caras de gravata que tocavam um blues carregado na seção rítmica e bastante influenciado pelos grandes nomes do Delta norte-americano.

Depois de um tempo, resolvi dar maior atenção e li no encarte que acompanha o trabalho a seguinte introdução: “Dependendo de sua perspectiva, os Yardbirds foram ou uma nota de rodapé na história do Led Zeppelin e também na história de três dos maiores guitarristas do mundo, ou simplesmente uma das bandas mais importantes dos anos 60, atrás apenas de Beatles e Rolling Sontes”. Prefiro nem comentar!

A verdade é que isso já é o suficiente para você ter vontade de ouvir essa banda. Logo no começo de sua carreira, Eric Clapton se juntou a Keith Relf, vocalista asmático que não possui nenhuma técnica, mas uma paixão incrível, o intuitivo Jim McCarty, seguro com suas baquetas, além de Chris Dreja (guitarra) e Paul Samwell-Smith (baixo) para roubar a cena nos clubes de Londres.

Com Clapton cada vez menos envolvido nas gravações, Jeff Beck foi convocado para assumir o coração da banda e não decepcionou: o imenso sucesso conquistado nos Estados Unidos, aliás, é inteiramente credenciado ao guitarrista, cujo apelido viria a ser “crazy fingers”. Com a saída de Beck, Jimmy Page assume o papel e, obviamente, o nível só aumenta.



Resumindo: o disco Smokestack Lightning cobre as gravações de toda a carreira de Eric Clapton com os Yardbirds, quase toda a passagem de Jeff Beck e o começo promissor de Jimmy Page. Além de uma coletânea histórica (1963-1966), todas as músicas são fodas. No Volume 1, os principais sucessos são “For Your Love”, “Got To Hurry”, “My Girl Sloopy”. Já no Volume 2, que revela maior maturidade dos garotos ingleses, “Still I’m Sad”, “The Train Kept A Rolling” (o MotörHead, alias, fez uma versão até que interessante) e “Heart Full Of Soul” são os pontos altos.


Ficha Técnica




Smokestack Lightning (Vol 1 e 2) – The Yardbirds
Lançamento: 1991
Duração: 38:33 (Vol 1) e 55:50 (Vol 2)
Gravadora: Sony

Vol 1

1. For Your Love – (G. Gouldman)
2. I’m Not Talking – (M. Allison)
3. Putty (In Your Hands) – (K. Rogers, J. Patton)
4. I Ain’t Got You – (C. Carter)
5. Got To Hurry – (O. Rasputin)
6. I Ain’t Done Wrong – (K. Relf)
7. I Wish You Would – (B. B. Arnold)
8. A Certain Girl – (N. Neville)
9. Sweet Music – (M. Lance, O. Cobbs, W. Bowie)
10. Good Mourning Little Schoogirl – (H.G. Demarais)
11. My Girl Sloopy – (B. Russel, W. Farell)
12. Good Mourning Little Schoolgirl (Live) – (D. Demarais)
13. I’m Talking About You – (C. Berry)
14. Got To Hurry (Alternate Version) – (O. Rasputin)

Vol 2

1. You’re A Better Man Than I – (M. Hugg, B. Hugg)
2. Evil Hearted You – (G. Gouldman)
3. I’m A Man – (E. McDaniel)
4. Still I’m Sad – (S. Smith-McCarty)
5. Heart Full Of Soul – (G. Gouldman)
6. The Train Kept A Rollin’ – (T. Bradshaw, L. Mann, H. Kay)
7. Smokestack Lightning (Live) – (C. Burnett)
8. Respectable (Live) – (O.K. Isley, R. Isley)
9. I’m A Man (Live) – (E. McDaniel)
10. Here ‘Tis (Live) – (E. McDaniel)
11. Boom Boom – (J. L. Hooker)
12. Honey In Your Lips – (K. Relf)
13. Smokestack Lightning (Live) – (C. Burnett)
14. I Wish You Would (Live) – (B. B. Arnold)



5 comentários:

Anônimo disse...

hmmmm cadê a fotinha do álbum?

daniel marques disse...

ooo! erro concertado...sabe, essas tecnologias pregam peças

VURE disse...

Panaca, excelente enferrujada no "The Yardbirds"!!! É isso aí! Adoro o disco "Smokestrack Lighning", mas não o ouço tanto como deveria. Essa realmente é uma daquelas bandas do fundo do baú, que é um sonzão anos sessenta muito mais dahora que "Beach Boys" e coisa e tal, na minha opinião. Muita referência à essa banda é do tipo: ah, o Clapton tocou lá... o Jeff Beck teve seu início lá... o Jimmy Page deu uma passada lá... e no final se perde a oportunidade de ouvir essa banda que tem ótimas músicas, independente de quem era o guitarrista no momento.
Apenas uma curiosidade, a faixa "You're a better man than I" (minha favorita na coletânea) influenciou pesado o Aerosmith, que usa a mesma temática e também uma mesma frase desta música num dos seus clássicos "Living on the Edge".
Mas, é isso aí... continuem enferrujando boa música!
um abração!

daniel marques disse...

isso é bem verdade!
quando se fala em nomes como eric clapton e jimmy page, você praticamente esquece os outros integrantes da banda, quando - na verdade - o principal compositor do Yardbirds era o vocalista Keith Relf, em conjunto com o produtor Gouldman.
Até porque, todos os guitarristas fodidos que passaram pelo Yardbirds ainda não tinham a áurea que hoje ostentam.
abraço panaca!

Anônimo disse...

sem dúvida alguma, nesse caso, é bobagem ficar indo atrás só porque o guitarrista ERA o clapton ou o page, o importante é curtir o som e, talvez aí sim, pensar que curioso são as coisas e a grandiosidade do que eles ainda viriam a ser. o som no caso é da banda, e ela funciona como um corpo só que, no caso, trata-se tão somente de um dos grupos mais viscerais e também seminais do blues/rock inglês.