(for english version, scroll down)

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Alvin Lee e o Ten Years After

Vou ser bem sincero. Sou o único colunista deste blog sem nenhuma formação musical. Meus companheiros todos compartilham, além de um conhecimento formal sobre o assunto, a prática – cada qual com seu instrumento, mas beleza. Queria colocar isso aqui antes que um “erudito” me repreendesse por sempre falar mais sobre gosto do que sobre técnica. Mas sugiro, gosto geralmente se sobrepõe a qualquer coisa. Ah, que alívio! Agora posso falar sobre a minha mais recente paixão, o blues psicodélico do Ten Years After.


Esse grupo inglês gravou seu primeiro disco em 1967 e, de início, lançou um fantástico guitarrista em um cenário musical dominado pelo mago Eric Clapton, presente na maioria das bandas fodidas da época. À frente de outros companheiros bastante talentosos, Alvin Lee – aclamado pela rapidez na hora de solar – produziu sua obra prima, Ssssh, dois anos depois de seu álbum debutante.

Nome estranho para um disco. Acho a capa ainda mais bizarra. Mesmo assim, foi com esse aí que o Ten Years After chegou ao ápice de seu som. Unindo um blues de primeira e uma pegada rock influenciada bastante pelo psicodelismo do final dos anos 60, Alvin Lee e companhia conseguiram encantar com músicas líricas, pesadas e com uma releitura excelente da clássica “Good Morning Little Schoolgirl”, de Sonny Boy Williamson. “Bad Scene”, “Stoned Woman” (minha favorita) e “I Woke Up This Morning” também são geniais.
Esse grupo também cairia nas graças do público norte-americano depois de sua apresentação magnífica em Woodstock. Com “I’m Going Home”, lançada no disco ao vivo Undead, Alvin Lee levou a galera à loucura misturando rapidez e sutileza ao trocar diversas vezes a intensidade da música. Coloquei também o vídeo desse show para quem quiser conhecer “pessoalmente” o cara.

Ficha Técnica


Ssssh – Tem Years After
Lançamento original: julho, 1969
Gravadora: Decca

Músicas para download

1. Bad Scene
2. Two Time Mama
3. Stoned Woman
4. Good Morning Little Schoolgirl
5. If You Should Love Me
6. I Don’t That You Don’t Know My Name
7. The Stomp
8. I Woke Up This Morning


3 comentários:

Fel Mendes disse...

Uma adaptação para "Veni, vidi, vici": "Baixei, ouvi, gostei"!!!

Juliano Coelho disse...

O Alvin Lee muda afinação da guitarra no meio do solo de I'm Going Home, só isso já faz do cara uma figura única. Ele pega o bordão e vai deixando mais grave sem desafinar, o que é incrível, porque ele sabe exatamente quanto precisa girar a tarracha para que chegue na nota desejada.

Anônimo disse...

..sartriani frita muito mais véio essas musika aí é moh antigo, tá ligada? nao curto a sonoridade so mais ibanez steve vai 100% aeeeee
souza lima rulz.