(for english version, scroll down)

segunda-feira, 31 de março de 2008

Stevie Ray Vaughan e a virtuose a serviço do bem


É fato. Eu nunca vi um guitarrista tocar tão bem tecnicamente quanto Stevie Ray Vaughan. Olha que eu sou o tipo do cara que não liga tanto pra técnica, que acha o solo de Cortez The Killer, de Neil Young, um dos mais belos da história e tal. Mas o Stevie Ray é impressionante, o virtuosismo dele transborda tanto que dá até raiva, e o pior, não faltava feeling ao texano. Alguns malas de plantão poderão dizer que Satriani é melhor, que o Steve Vai tem mais técnica, mas eu digo não. Nenhum Satriani ou Stevie Vai consegue tocar uma Fender Stratocaster com corda 0.13 (para quem não conhece, esse número indica a espessura da corda de uma guitarra, e 0.13 é muito muito muito grosso) e timbre limpo como Stevie Ray Vaughan fazia.

Influenciado por nomes como Jimi Hendrix, Albert King e Buddy Guy (belas referências em se tratando do mundo da guitarra, diga-se de passagem), a carreira de Stevie Ray Vaughan foi meteórica. No início dos anos 80, ele tocava em pequenos bares de Austin com sua banda que sempre o acompanhou, a Double Trouble, um power trio formado pelo próprio Stevie, Chris Layton na bateria e Tommy Shannon no baixo. A banda começou a fazer relativo sucesso, principalmente pelo fascínio que gerava o virtuosismo de Stevie, até que ninguém mais ninguém menos que David Bowie descobriu o rapaz e convidou-o para gravar todas as guitarras de seu álbum Let’s Dance. A partir daí, Stevie ficou conhecido internacionalmente e o Double Trouble gravou uma série de discos que elevou o prestígio de Stevie Ray ao patamar de Guitar Hero. Ou seja, os pivetes guitarristas elegeram o guitarrista texano como referênciae ele se juntou a um panteão de respeito, com nomes como Hendrix, Clapton, Blackmore e Jimmy Page. Ah, pelo jeito, ele foi influência para sambistas também!

Se hoje em dia ele é um guitarrista menos admirado e conhecido dos que os citados aí em cima, muito deve-se a sua morte prematura. A carreira de Stevie Ray foi interrompida tragicamente por um acidente de helicóptero em 1990. Muitos consideram esse acidente uma das maiores perdas do rock Eu estou entre esses muitos. Principalmente pelo potencial do guitarrista, que, tendo por base sua técnica, feeling e pegada, era quase infinito.

É difícil descrever o quanto Stevie Ray Vaughan tem intimidade com a guitarra, o jeito é ouvir. Por isso coloco aqui a versão que ele fez para “Little Wing”, de Jimi Hendrix, que é, na minha opinião, o melhor take único de um guitarrista em toda a história do rock’n’roll (a música foi gravada ao vivo, de primeira, e em um take). A Fender usou essa música para fazer um emocionante (e enorme) vídeo promocional homenageando a guitarra e o próprio Stevie Ray. O legal é que o vídeo é da Fender, mas mostra alguns guitarristas tocando com Gibson:



Ponho aqui para downoad o disco póstumo The Sky Is Crying, que tem essa bela Little Wing entre outras pérolas guitarristicas, com muito blues e "roquenrou" de primeira.


Ficha Técnica





Músicas para download

1. Boot Hill
2. The Sky Is Crying
3. Empty Arms
4. Little Wing
5. Wham
6. May I Have A Talk With You
7. Close To You
8. Chitlins Con Carne
9. So Excited
10. Life By The Drop






Um comentário:

daniel marques disse...

não conheço esse disco, mas stevie ray não é o tipo do cara que gravaria um disco ruim...realmente, ele é foda! o clássico "texas flood" é um dos melhores discos de bluees de todos os tempos! sem dúvida nenhuma...
não sabia que ele tinha morrido em acidente de helicoptero...