(for english version, scroll down)

sexta-feira, 14 de março de 2008

A verdadeira mulher americana

Até entendo o sucesso da versão do Lenny Kravitz para “American Woman”. No final dos anos 90, o rock parecia destinado ao túmulo, com a propagação de falsos sons criados por computadores. Também, aquela linda modelo rebolando na frente da televisão... Mesmo assim, não consigo mais parar de ouvir o disco que contém a versão original dessa música, um raro sucesso na vida do grupo The Guess Who. Depois de gravar dois discos medianos, a banda formada por membros nascidos na parte francesa do Canadá (Winnipeg) lançou, em 1970, American Woman, que – apesar do tom de deboche dos vizinhos “bitolados” –, foi um sucesso instantâneo.

Em uma resenha publicada na Rolling Stones em 1972, Lester Banks, considerado um dos melhores críticos de rock (opinião não compartilhada por este simples mortal que vos escreve), afirmou que The Guess Who era Deus. Engraçado. Lá estava um canadense, e aqui vale lembrar que a rixa entre americanos e seus vizinhos do norte se assemelha ao que nós temos para com os argentinos, gritando como iria agarrar todas as mulheres americanas e, inacreditavelmente, conseguiu levar sua música ao topo da parada, tornando-se o primeiro daquele país a emplacar um hit nos EUA. Não só isso, com um riff poderoso, influenciado por The Who e The Doors, um baixo explodindo as caixas e um vocal implacável, The Guess Who criou um dos melhores discos da década de 70.

O nome da banda também é algo bastante curioso. Em uma tentativa de emplacar um sucesso apostando na burrice de seus compradores, o produtor da banda substituiu o nome original Chad Allan and The Reflections e colocou na estampa do single “Guess Who?”. A idéia era fazê-los passar por um supergrupo em disfarce. Não deu certo, mas o nome pegou. Rádios de Winnipeg tocavam o disco e alertavam os ouvintes para uma nova banda no mercado: The Guess Who.

Além do clássico “American Woman”, que não chega a ser a minha favorita do disco homônimo, “No Time” também alcançou o top 10 das paradas norte-americanas. A minha favorita é a dupla “No Sugar Tonight/New Mother Nature”, que no final junta as melodias da primeira e da segunda, criando uma sobreposição vocal muito interessante. Bastante influenciado pelos clássicos do blues dos anos 60, a instrumental “969 (The Oldest Man)” mostra a capacidade técnica do frontman Burt Cummings. Menção honrosa: “8:15” detona os ouvidos e claramente influenciou Lenny Kravitz em sua versão de “American Woman”.

Um belo disco. Aliás, um conselho: ouça alto.

Ficha Técnica






American Woman – The Guess Who
Lançamento original: janeiro, 1970
Duração: 41:50
Gravadora: Buddha


Músicas para download

1. American Woman
2. No Time
3. Talisman
4. No Sugar Tonight/New Mother Nature
5. 969 (The Oldest Man)
6. When Friends Fall Out
7. 8:15
8. Proper Stranger
9. Humpty’s Blues/American Woman (Epilogue)
10. Got To Find Another Way


Confira a música "No Sugar Tonight/New Mother Nature"

Get this widget Track details eSnips Social DNA

4 comentários:

Juliano Coelho disse...

Bela dica, Daniel. O Guess Who é, definitivamernte, uma banda impressionante e que está um pouco desconhecida hoje em dia. Uma pena. Só discordo do seu tom meio xiita quando escreve "propagação de falsos sons criados por computadorees". ô, meu caro, vamos com calma hahaha. Tem muita coisa que é roquenrol pra porra e é cheio de som eletrônico. Nine Inch Nails ta aí pra provar isso pra qualquer um.

daniel marques disse...

Puxa...depois de ouvir as guitarras deste disco decidi radicalizar: nem mesmo o Oasis conseguiu elevar novamente o status de uma guitarra.

Anônimo disse...

olha, em primeiro lugar, gostaria de fazer a seguinte observação: imaginar o daniel marques lembrando de oasis só pode significar que ele está querendo engatilhar uma armadilha para que eu comente, coisa que eu vou fazer só para constar que estou aqui, em letras, para dizer que nenhuma banda surgida nos anos 90 usou belos e sujos timbres de guitarra tão bem quanto a banda de noel gallagher, sem medo algum de usar acordes abertos com a distorção de um marshall no talo. quero ver quem faz isso tão bem. oasis é foda. haha - pronto.

Anônimo disse...

Eu juro que me esforcei para gostar do Lester Banks e nao consegui... E nao me esforco para qq coisa...