(for english version, scroll down)

sexta-feira, 28 de março de 2008

Bons tempos!


É difícil classificar o Green Day, pois duas décadas separa a banda do punk original e – apesar de notáveis influências – o power trio californiano nunca poderia ser inserido no gênero, pois esse movimento, de certa forma, nasceu e morreu com grupos como The Clash e Sex Pistols. A verdade é que todos esses artistas dos 70 abriram caminho para uma enxurrada de novas interpretações do que faziam. Infelizmente, esse caminho nos levou ao emo core, mas, em compensação, fez nascer também o Green Day, o que poderíamos chamar de pop punk (se é que isso existe), já que não é segredo para ninguém que os caras sempre fizeram música para vender muitos CDs.

No entanto, a popularidade nunca comprometeu a qualidade. Os últimos álbuns têm algumas músicas bem ruins, mas nada pode manchar a carreira dos compositores de “She”, “Welcome to paradise” e “Basket case”. Todas essas, hinos pertencentes ao terceiro disco, Dookie (1994).

Esse é o álbum que faz você querer tocar aquela guitarra invisível e concordar com o som toda hora. É bom porque é simples e divertido ao mesmo tempo que é inventivo em pequenos detalhes, apesar de ser repetitivo como um disco dos Ramones. Também é rápido, desencanado e pesado (sem ter sequer uma baladinha meleca) como as melhores guitarradas de Iggy Pop.

Enfim, esse disco é vivo e faz você querer ser adolescente porra louca mais uma vez. “When I Come Around” é, para mim, uma música inesquecível e a melhor desse álbum fantástico. Eu não precisava entender de nada para saber que os caras mandavam muito bem. Dookie é pertencente a melhor fase do Green Day; tempos em que Billie Joe pintava o cabelo de uma cor diferente a cada show.

Ficha Técnica


Dookie - Green Day
Lançamento Original: fevereiro, 1994
Gravadora: Reprise


1. Burnout
2. Having a Blast
3. Chump
4. Longview
5. Welcome to Paradise
6. Pulling Teeth
7. Basket Case
8. She
9. Sassafras Roots
10. When I Come Around
11. Emenius Sleepus
12. Coming Clean
13. In The End
14. F.O.D. (Fuck Off And Die) / All By Myself (Hidden Track)

Woodstock, 1994. O que dizer? Sei que queria muito estar lá! Principalmente com toda a lama!! Esse vídeo é animal, mas me deixou com algumas dúvidas: 1- Como é possível conseguir um carrinho de supermercado no meio de um show? 2- O cara que some depois de cair completamente contorcido das mãos da galera sobreviveu? 3- Como pode uma guitarra não desafinar depois de ser atingida por uma bola de terra?


5 comentários:

Juliano Coelho disse...

É patente como essa fase do Dookie é mais divertida e melhor que a do Green Day de hoje, meio emo, chato e sério. Pinte o cabelo e coma terra mais uma vez, Billy Joe!

Juliano Coelho disse...

É patente como essa fase do Dookie é mais divertida e melhor que a do Green Day de hoje, meio emo, chato e sério. Pinte o cabelo e coma terra mais uma vez, Billy Joe!

daniel marques disse...

realmente, acho que o green day tenta ser exageradamente sério agora...mas mesmo assim consegue implacar algumas músicas que não saem da cabeça, como aquela "warning".
mas, falando de dookie - esse foi um dos meus primeiros discos quando criança, por isso é especial!
boa adri

Anônimo disse...

olá meus amorecos, ohoho - com esse disco o green day deu o primeiro chute pro que alguns chamariam depois de "power pop".

meus sobrinhos gostam

ohoho

Fel Mendes disse...

Eu também ouvia esse disco quando moleque. Era só ligar na 89.1 - a rádio rock - que estava tocando grindei!

Ah que saudade que eu tenho da minha aurora querida que os tempos não trazem mais!!!