(for english version, scroll down)

sexta-feira, 7 de março de 2008

Novos gênios, capítulo 1



Todos os últimos textos deste blog provam que os grandes nomes do rock surgiram entre as décadas de 60 e 70. É verdade que provavelmente nunca veremos uma explosão cultural com a que ocorreu nessa época, mas isso não significa que o presente seja imprestável. A singela Regina Spektor é um exemplo disso. Tendo lançado seu primeiro CD em 2001, é impossível encontrar sequer uma música ruim em sua discografia.

Apesar do brilhantismo de todo trabalho dessa artista russa, a última gravação – Begin to hope, de 2006 – é a que realmente mostra o que a moça pode fazer. Isto é, tocar piano como uma instrumentista erudita, cantar docemente com inventividade e despojo e – principalmente – dar força e paz à música nas horas certas. De quebra, suas canções tem um groove digno de Cheap Trick (para quem não sabe, uma excelente banda de rock do final dos anos 70, cuja cozinha destrói).

Todo esse balanço das faixas de Begin to hope se deve a preocupação (provavelmente do produtor) de deixar os temas com o mínimo de instrumentação possível. Às vezes, como em trechos de “Hotel Song”, somente a bateria acompanha a voz. Já nas baladas – como “Fields Below” e “Samsom” – são os teclados que dominam.

É difícil dizer a razão pela qual as músicas lentas desse disco são lindas, pois simplesmente escutando-as será possível perceber a sensibilidade dessa artista incrível. Todavia, dois motivos são flagrantes para tornar essas faixas tão especiais: o piano e a voz. Como já citado, Regina toca o piano como se estivesse junto a uma orquestra. Além disso, ela canta como quem conta uma história, sem dizer que o faz em várias línguas. Interpreta cada palavra, mudando de humor, fazendo brincadeirinhas, ou até suspirando. Isso, sem cair nos bregas maneirismos à la Ídolos.

Muito bem, então esse CD tem groove e belas músicas lentas, mas e o rock? Bom, uma boa dose dele está concentrada em “Better”, tema do qual participa o guitarrista do Strokes, Nick Valensi. Na faixa, Valensi – em vez de destoar – faz um trabalho parcimonioso e dá o peso ideal ao arranjo. Outro convidado especial foi Shawn Pelton, atual batera do programa Saturday Night Live. Pelton também já acompanhou nomes como Elton John e Bruce Springsteen.

Ficha Técnica


Begin to hope – Regina Spektor
Lançamento original: 2006
Gravadora: Sire

Músicas para download:

1. Fidelity
2. Better
3. Samson
4. On The Radio
5. Field Below
6. Hotel Song
7. Apres Moi
8. 20 Years Of Snow
9. That Time
10. Edit
11. Lady
12. Summer In The City

Desculpem-me por meu lado baterístico, mas coloco aqui um vídeo de Shawn Pelton. Ao assiti-lo vocês perceberão que tipo de groove os espera em Begin to hope.



2 comentários:

Unknown disse...

O Adri marcou ponto na sexta-feira! excelente...Então essa é a mulher que tantos falam. Gosto muito de seu estilo, meio doce sem ser açucarado!

uma pergunta para justificar os elogios: ela também é bonitona?

Renata Rodrigues disse...

Não acredito que eu entro aqui e dou logo de cara com a Regina Spektor. Eu amo muito as músicas dela e adorei que você gosta também Adriano!
Ela é demais. Tive um problema sério que eu não conseguia parar de ouvir Begin to Hope. Por um bom tempo foi a única coisa que tocou lá em casa!
Parabéns pelo comentário. Captou exatamente o clima leve e delicado sem ser meloso das músicas.
Um beijo da Rê