(for english version, scroll down)

segunda-feira, 24 de março de 2008

A solidão de Stephen Stills

Com alguns artistas, parece acontecer o seguinte: eles são bons, muito bons. Contudo, acabam pisando na bola e construindo uma carreira irregular, ainda que longa. Não estou dizendo aqui que a maioria dos músicos (agora eu vou usar uma palavra que odeio, mas é o ideal) “consagrados” (arghhhh...) só têm discos bons no currículo. Acontece que muitas vezes temos a sensação de que tal cara está devendo aquele disco, um álbum de redenção.
Faz tempo que Stephen Stills fez parte do Buffalo Springfield ou gravou o clássico e irretocável Crosby, Stills & Nash de 1969. Muito tempo mesmo, contudo, sempre tomou para si o lado mais blues e áspero da turma. Não é à toa que dos três (ou quatro, se você quiser contar seu amigo Neil Young) ele é o que mais, digamos assim, envelheceu mal. Um punhado de álcool (minha aposta é bourbon, Jack Daniels caubói) e uma depressão causada pela morte da esposa ajudaram o velho Stills a ficar um pouco abaixo do desempenho do bigodudo David Crosby por exemplo, que até hoje tem uma voz cristalina, pontente e jovem. Sim, é verdade. Olha aí, com o Nash em 2005, tocando a linda “Page 43”.

Agora você vai me dizer “ah, mas o Crosby é um puta doidão também”. Aham, mas os fatos são fatos e as diferenças são visíveis. Ou genéticas.
Stills nunca foi um vocalista sensacional, mas eu pessoalmente adoro sua voz rouca, e obviamente sua pegada blues absurda. Em 1991 já era possível notar que ele já não era o moleque que cantava “For What is Worth”, mas ele finalmente entregou aos fãs um disco que estava devendo há muito. Stills Alone é basicamente mesmo o que o nome do álbum sugere. Quase sem overdubs (que significa adiocionar a uma faixa já gravada vozes ou instrumentos a mais), é como se Stephen estivesse do seu lado, tocando violão e lembrando de algumas ou outras canções. É íntimo e quase comovente.
É o melhor disco do mundo? Claro que não, mas merece ser ouvido com toda sensibilidade que a sua alma suja conseguir, seu velho cão safado.


Ficha Técnica
Stephen Stills – Stills Alone
Duração - 30:36
Vision Records, 1991



Músicas para download

1. "Isn't It So" (Stills) – 3:14
2. "Everybody's Talkin'" (Neil) – 3:20
3. "Just Isn't Like You" (Stills) – 2:01
4. "In My Life" (Lennon/McCartney) – 2:10
5. "The Ballad of Hollis Brown" (Dylan)– 3:30
6. "Singin' Call" (Stills) – 2:20
7. "The Right Girl" (Stills/Pague) – 2:54
8. "Blind Fiddler Medley" (traditional/Stills/Hopkins) – 4:37
9. "Amazonia" (Stills) – 2:28
10. "Treetop Flyer" (Stills) – 4:02

2 comentários:

Anônimo disse...

Nice album I´ve downloaded from you. Congratulations!!

Anônimo disse...

you're welcome gricielo...see you in class tomorrow!
bring back my shirt, please?