(for english version, scroll down)

domingo, 23 de março de 2008

Senhoras e senhores: Andrew Bird


Há um tempo atrás houve meio que um boom de cantores/compositores de violão e músicas bontinhas. Um dos fatores, provavelmente, foi a explosão do Coldplay como banda do momento (coisa que deixou Chris Martin um pouco chato). Pouco tempo depois, a banda se escondeu de novo e estamos ainda esperando um disco produzido pelo Brian Eno. Mas o espaço estava aberto.
Foi dessa maneira que o irlandês Damien Rice, por exemplo, emplacou um belo primeiro disco, impulsionado pelo ótimo filme Closer (vai me dizer que você não pensou “oh, que música é essa?” no comecinho do filme?) e escorregou um pouco no segundo. Eu estou só fazendo um pano de fundo, aquela coisa “background”.
Essa explosão de um estilo dentro do gênero sempre acaba fazendo com que nossos atentos ouvidos acabem por descobrir algum artista menos conhecido, daqueles que, conversando com alguém, você acaba garimpando. Andrew Bird é um desses casos. Ele ainda não teve um grande hit, é um cara esquisitão que mora numa fazenda e é um talentosíssimo compositor e multiinstrumentista. Eu não vou gastar tempo passando dados de enciclopédia-de-internet. Só vale a pena comentar que ele é erudito em violino, mas usa esse conhecimento em prol do bem. Sacou? Ele poderia ter montado uma banda de emo-metal ou de metal progressivo nórdico. Vou me concentrar mais em explicar um pouquinho para que serve esse disco dele.
Hm, The Misterious Production Of Eggs, que além do ótimo nome, também tem uma ótima capa, é um disco de rock? É sim, olha lá, tem até guitarrinha distorcida. Contudo, Bird tem um estilo tão próprio e ao mesmo tempo plural, que fica difícil estabelecer um padrão.

São belas canções com uma atmosfera esquisita. Baladas e peso. Contrastando, violinos malucos (ele usa pedais ligados ao violino, como por exemplo o oitavador, que adiciona uma oitava a mais – ou seja, a mesma nota, só que mais aguda ou mais grave). E mais do que isso, é um artista que, como poucos, consegue criar com um plus: elegância – comece o disco ouvindo a faixa “Tables and Chairs”, depois vá na seqüência natural.
Enfim, digo-vos: um disco que vale muitíssimo a pena conhecer. E acho que já é o suficiente.



Andrew Bird and the Misterious Production of Eggs
Gravadora: Fargo (2005) e Righteous Babe (2005)
Duração: 53:24

Músicas para download


1. "~" – 1:05
2. "Sovay" – 4:41
3. "A Nervous Tic Motion of the Head to the Left" – 4:59
4. "Fake Palindromes" – 2:52
5. "Measuring Cups" – 2:51
6. "Banking on a Myth" – 4:28
7. "Masterfade" – 4:10
8. "Opposite Day" – 4:31
9. "Skin Is, My" – 3:36
10. "The Naming of Things" – 4:57
11. "MX Missiles" – 4:21
12. "~~" – 1:08
13. "Tables and Chairs" – 4:44
14. "The Happy Birthday Song" – 5:03

5 comentários:

Anônimo disse...

Hi, if you wish to increase the amount of visits to this blog or other personal Web, I recommend you to register in an extraordinary program to generate thousands of monthly visits and make much money using the system of publicity Adsense of Google. Contact me to griceliomartin@gmail.com and I will send to you all the information about this real and great offer. When registering, I will give you a course from Professional WebMaster. Everything absolutely for free.

Anônimo disse...

gricelio? criatividade é uma coisa incrível! que nome fantástico...rachei!

daniel marques disse...

sobre o post: té que dá vontade de ouvir!

Anônimo disse...

cara, eu não faço idéia de quem é esse gricelio. deve ser simplesmente propaganda mesmo...

Anônimo disse...

ok that's fine, i just added up even more different emo backgrounds in my blog
http://www.emo-backgrounds.info