(for english version, scroll down)

quinta-feira, 20 de março de 2008

O pulsante som do Grand Funk Railroad

Era uma noite quase morta. Sabe quando tudo bate demais e o farol baixa? Nessas condições, tentando levantar o espírito dos colegas sonolentos, coloquei esse disco para tocar. Logo no primeiro acorde pulsante da guitarra infalível de Mark Farner, espanto: e aí Daniel, que isso? Agora, tenho a felicidade de compartilhar um dos melhores achados que tive recentemente. On Time, primeiro trabalho da bem sucedida banda americana Grand Funk Railroad, gravado ao vivo em apenas uma semana e lançado em meados de 1969.

Apesar do grande sucesso alcançado pela verdadeira “American Band”, este disco é um pouco renegado pelos críticos musicais. O lançamento do power trio norte-americano, que além do guitarrista Mark Farner contava também com as sólidas linhas de baixo de Mel Schacher e com as rítmicas batidas de Don Brewer, possui uma sonoridade de garagem que, para mim, define o rock ‘n’ roll do início dos anos 70. Além disso, apresenta a imaturidade sadia de uma banda que começava a cair na estrada.

No entanto, deixando de lado as letras bobas e ingênuas de algumas músicas, o disco apresenta duas grandes composições que se tornaram essenciais em todos os concertos da banda: a blues-rock “Time Machine”, com seu riff inconfundível, e o lamento amoroso de “Heartbreaker”.

Fora esses dois grandes sucessos, uma outra música particularmente me intrigou bastante. “T.N.U.C” foi bastante massacrada pela crítica especializada da época, que na verdade nunca simpatizou com o espírito livre do Grand Funk, mas é uma das minhas favoritas. A composição é despretensiosa, mas revela a qualidade dos artistas envolvidos: em certa altura, quebra em um jam empolgante, com um solo de bateria incrível do grandalhão Don Brewer. Puxa, tenho até vontade de falar sobre cada música...

Um belo disco.

Ficha Técnica



On Time – Grand Funk Railroad
Lançamento original: Capitol
Duração: 50:50

Músicas para download

1. Are You Ready
2. Anybody’s Answer
3. Time Machine
4. High On A Horse
5. T.N.U.C
6. Into The Sun
7. Heartbreaker
8. Call Yourself A Man
9. Can’t Be Too Long
10. Ups And Downs

Abaixo, versão ao vivo da música "T.N.U.C", gravada na época que o Grand Funk já contava com o apoio do tecladista Craig Fost.

2 comentários:

Fel Mendes disse...

O baterista doidão?! Tocando a bateria com a cabeça? nããããããão, o cara tá normal...

Anônimo disse...

que isso! sacanagem falar isso do cara...
olha, um dos melhores bateristas que eu já ouvi!