(for english version, scroll down)

quarta-feira, 7 de maio de 2008

KT Tunstall: pop simplesmente porque é assobíavel

Por conta de uma idéia inicial e de tudo mais que já foi dito aqui, o Ferrugem é mesmo um blog de rock. já que o gênero se divide em milhares de estilos diferentes. Já tentaram inclusive criar o “math rock” - era óbvio que não ia dar certo (sim, isto é um link)

O post de hoje foi escolhido não porque o disco é um clássico que não poderia faltar, ou porque é um lançamento quente. Na verdade, uma das razões que me motivou a colocá-lo por aqui foi o fato de que em nenhum momento ele foi lançado no Brasil, então eu não poderia nem dizer “puxa vida, olha, comprem mesmo se vocês gostarem". Isso dá uma certa alegria.

Sempre gostei de KT Tunstall, desde a época que a música estourada dela por aqui era “Other Side of the World” e não a deliciosamente chicletuda “Suddenly I See”. Digo isso porque sempre fui um admirador do chamado pop bem-feito, que nada mais é do que isso mesmo: uma música bem composta, bem interpretada (por favor, sem maneirismos!), executada por uma boa banda, que sabe gravar bem seus instrumentos... tudo isso sem a necessidade de parecer tão ambicioso como um deus do metal ou tão ineficaz quanto um grupo de adolescentes-marionetes que fazem playback. Sim, você leu bem agora pouco: ineficaz para a alma.

O lance é que esse disco é um show com músicas bem bacanas, em que muitas nem saíram em um de seus dois discos já lançados até agora e, se não tem a energia de um show tradicional, com as lindas semi-acústicas que ela geralmente usa, o banquinho com violão e instrumentos mais... folk (ando me segurando pra não usar esse termo porque atualmente parece que os jornalistas brasileiros acharam o folk em um baú mágico e descobriram que ele nasceu no Brasil...). Antes que eu me esqueça e você olhe na Wikipedia antes do que aqui, esse disco, Acoustic Extravaganza, de 2006 foi lançado primeiramente na Internet.

A srta. Tunstall manda bem e isso é que vale mais, até porque antes de estourar com o disco Eye to the Telescope, ela já era uma cantora experiente, que havia tocado por anos no rico cenário independente de Glasgow. Ou seja, dá pra acreditar que ela realmente faz o que acredita e que tem vontade.

Ah, e antes que eu me esqueça, acabei de postar o primeiro disco “feminino” aqui no Ferrugem..., setor que tem tudo pra começar a crescer por aqui, já que assunto é o que não falta.


Ficha Técnica

KT Tunstall - Acoustic Extravaganza

Lançado em 15 de maio de 2006

Selo - Relentless, Virgin *não foi lançado no Brasil

Produzido por Steve Osborne



Músicas para Download

  1. "Ashes" – 3:34
  2. "Girl And The Ghost" – 4:14
  3. "One Day" – 5:02
  4. "Golden Age" – 5:00
  5. "Boo Hoo" – 4:56
  6. "Gone To The Dogs" – 3:59
  7. "Change" – 3:44
  8. "Miniature Disasters" – 4:32
  9. "Universe & U" – 4:31
  10. "Throw Me A Rope" – 3:43

5 comentários:

andré spera disse...

ok, já entendi. vocês não querem falar nada sobre isso... alguém viu o jogo ontem?

Juliano Coelho disse...

velho, vocês viram o Flamengo?!?!

Então, eu torço um pouco o nariz pra KY Tunstall...mas vou baixar o disco e ouvir...

Anônimo disse...

olha, eu gosto sim da música dessa mocinha! o primeiro disco tem ótimas canções, mas às vezes cansa um pouco.
talvez seja pq é sempre tudo muito muito bonitinho!

Anônimo disse...

é por isso mesmo que todos deveriam ouvir o segundo disco de estúdio dela, que tem um monte de guitarras nervosinhas... a capa já é uma dica.

Anônimo disse...

hummm, vamos voltar a falar sobre futebol?