(for english version, scroll down)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O livro esquecido do Deep Purple

Os membros do Deep Purple original já afirmavam antes mesmo do hype do heavy metal ganhar proporções infelizes, que odiavam serem rotulados como uma banda de hard rock, ou seja lá o que isso significa. No começo de sua carreira, esta banda inglesa tinha cabelos razoavelmente longos, bigodes esquisitos, roupas piores ainda. Sim, eram psicodélicos. O primeiro disco do grupo Shades of Deep Purple, lançado em 1967, contém a formação original: Rod Evans no vocal, Ritchie Blackmore destruindo na guitarra, Nick Simper no baixo, o tecladista Jon Lord, também responsável pelos arranjos de corda, e Ian Paice na bateria. Com esta mesma gangue, surgiu o desconhecido e, pra mim, o melhor disco do Purple.




Altamente influenciado pelos mitos anglo-saxões, sempre identificados como a paixão de Blackmore, carregado de citações clássicas e bastante pesado para a época, o Deep Purple lançou o disco The Book of Taliesyn no ano seguinte de seu primeiro esforço. A música de abertura “Listen, Learn, Read On” narra sobre uma época na qual o homem era ensinado pela vida, passando por provações religiosas e atingindo a glorificação pelo punho de sua espada. O título do disco, aliás, é emprestado do manuscrito Livro de Taliesin, do famoso poeta homônimo do País de Gales, que organizou o livro com outros vários poemas de origem oratória.

Essa viagem ao século VI influenciou outras grandes bandas, como Uriah Heep e Wishbone Ash, e também marcaria uma grande virada na carreira do guitarrista Ritchie Blackmore. Antes do novo milênio, formou a banda Blackmore’s Night, na qual utiliza somente instrumentos folclóricos e compartilha o palco com a bela voz de Candice Night (veja o tamanho da piração em http://www.blackmoresnight.com/).

Embora este disco também apresente linhas mais agressivas, diferentemente do estilo mais voltado ao blues e aos experimentalismos da geração de 60 que o primeiro esforço da banda apresenta, The Book o Taliesyn ainda contém as bases sobre as quais o Deep Purple foi criado. Exemplo disso é a música “Kentucky Woman”, uma releitura da versão clássica composta por Neil Diamond.

Não me entendam errado. Deep Purple é uma das maiores bandas já criadas e seu repertório é um dos mais impressionantes da música. Mesmo assim, as raízes que transformaram o grupo em um sucesso que ainda hoje movimenta bastante o mercado, exemplo é o próximo show que farão nesta sexta-feira (dia 22), em São Paulo, foram esquecidas. The Book of Taliesyn é um marco na história da música inglesa e negligenciar isso em detrimento ao hard rock de épocas mais comerciais é triste.


Ficha técnica:




The Book of Taliesyn – Deep Purple
Lançamento original: outubro, 1968
Duração: 43:57
Gravadora: Harvest Records (Reino Unido)

Músicas para download:

1. Listen, Learn, Read On – 4:05
2. Wring That Neck – 5:13
3. Kentucky Woman – 4:44
4. Exposition / We Can Work It Out – 7:06
5. Shield – 6:06
6. Anthem – 6:31
7. River Deep, Mountain High – 10:12

4 comentários:

Anônimo disse...

Só a capa do disco já é um belo exemplar de desenho onde se pode gastar um bom tempo e ainda se "emarejar" com o bom som.

Anônimo disse...

o segundo cara da foto é tipo o joey ramone.

Juliano Coelho disse...

Gostei muito. Mostra uma banda um pouco menos madura do que nos seus discos mais emblemáticos, mas, por isso mesmo, menos cabeçuda. Nem por isso, o disco deixa de ser um belo estudo de timbres e fraseado. Gostei particularmente de Shield, que tem uma percussão matadora e um belo tema quase monocórdico. Agora o peso mesmo eu não encontrei. Ao menos não tanto quanto no Machine Head.

Bela dica, Tchu.

Paulo Edson disse...

A música Wring That Neck (originalmente chamada de Hard Road nos Estados Unidos por causa da agressividade do nome) foi a que mais tempo sobreviveu no setlist da banda após sua guinada em 1970 ao trocar Evans e Simper por Gillan e Glover respectivamente em busca de um som mais pesado. Era nela que aconteciam algumas das mais inspiradas trocas de solos entre Blackmore e Lord.