(for english version, scroll down)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A melhor definição de soul

Chega de branquelos cabeludos. Este sujeito contorcido aí da esquerda pode ser considerado um dos melhores cantores negros da história da música norte-americana. De voz ríspida e completamente única, Wilson Pickett representou como nenhum outro o valor da música da alma do sul dos Estados Unidos. Em 1966, lançou seu segundo disco pela gravadora Stax, famosa por revelar outros grandes artistas negligenciados em função de sua cor. The Exciting Wilson Pickett alcançou grande sucesso no chamado R&B Chart, uma parada de sucessos destinada aos negros.

Dois grandes hits desse disco tornaram-se símbolos da soul music. “Land of 1,000 dances” e “In the Midnight Hour”, ambas carregadas de sentimento e empolgação, características básicas da carreira do artista apelidado Wicked. O sucesso dessas canções finalmente garantiu a Pickett estabilidade comercial. Desde que deixou os campos de algodão de Prattville, Alabama, o filho da mãe mais “malvada do mundo”, como ele gostava de falar, segurava-se somente em sua voz poderosa e acompanhava diversos grupos de gospel. Caminho este que Pickett logo percebeu ser estéril.

Com uma pegada nova, terno impecável e o clássico bigode estilo Magnum, Pickett utilizou as raízes da soul music, as características do pop e carregou suas canções de carisma para elaborar uma dançante e moderna combinação de estilos. Além dos dois grandes sucessos de seu excitante segundo disco, Pickett ganhou o coração de seus fãs com a despretensiosa “634-5789”, na qual implora para que seu amor ligue para ele, e com “Ninety-nine and a Half”. Particularmente, “Something You Got” e “Mercy Mercy” me entusiasmam ainda mais.

Um belo disco.


Ficha técnica




The Exciting Wilson Pickett – Wilson Pickett
Lançamento original: maio, 1966
Duração: 29:10
Gravadora: Stax

Músicas para download

1. Land of 1,000 Dances – 2:28
2. Something You Got – 2:58
3. 634-5789 – 3:00
4. Barefootin’ – 2:22
5. Mercy Mercy – 2:30
6. You’re So Fine – 2:30
7. In the Midnight Hour – 2:36
8. Ninety-nine and a Half – 2:44
9. Danger Zone – 2:12
10. I’m Drifting – 2:54
11. It’s All Over – 2:21
12. She’s So Good to Me – 2:17

Cinco anos depois do lançamento, Wilson Pickett, em um fantástico show na terra-mãe, especificamente em Accra, Gana, respondeu a uma pergunta que Ringo Starr havia lhe feito recentemente: o que é o soul? O vídeo mostra como Wicked achou um jeito de responder a Ringo e arrepiar o público. Além de Pickett, outros grandes artistas negros também tocaram no concerto chamado Soul to Soul, como Ike e Tina Turner. Vale a pena conferir o show completo.



3 comentários:

Fel Mendes disse...

Cheio de artifícios com a voz...Não é que o negão empolga mesmo?!

www.vermutecomamendoim.blogspot.com

guillermo disse...

não perco nenhuma dica dos amigos, ainda mais uma dica dessas... meus parabéns tampa!

Anônimo disse...

é per!!! ainda bem que vc tem essa ótima filosofia de vida!