(for english version, scroll down)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Um belo acervo enferrujado

Mesmo que você não queira, fatalmente acaba recebendo um mar de newsletters no seu e-mail. O que a grande maioria das pessoas faz ao se deparar com esse tipo de informativo é ignorá-lo, apagá-lo, enfim, fazer o que for, menos lê-lo. Só existe uma newsletter, no entanto, que eu garanto que valha a pena, a do Wolfgang’s Vault (concerts.wolfgangsvault.com).

Explico. O Wolfgang’s Vault é um site que tem um acervo invejável de bootlegs (shows gravados de maneira amadora e não comercializados oficialmente) e, uma vez que você se cadastra lá – gratuitamente, é sempre bom lembrar –, passa a receber as novidades do acervo do site.

Exemplifico. O assunto da última news que recebi do site foi o seguinte: This Week in Wolfgang's Vault - Jimi Hendrix, Aretha Franklin, Van Morrison. Ou seja, você recebe semanalmente shows clássicos e raros de artistas incontestáveis sem pagar um centavo sequer. Como se não bastasse, no link do e-mail vem um texto introdutório para cada show contando o contexto de cada apresentação e comentando as músicas que são tocadas. Uma coisa bem legal nesses textos é o fato de eles não pouparem o artista e comentarem também sobre as imperfeições das apresentações.

Os únicos defeitos dessa beleza de site são a impossibilidade de baixar os shows, que são tocados em streaming (mas aí também é querer demais), e o fato do acervo se ater às décadas de 60, 70 e 80, o que, por outro lado, pode ser uma vantagem. De resto, fica difícil criticar um lugar que oferece gratuitamente shows de artistas do calibre de Rolling Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd, Stevie Wonder, David Bowie, Neil Young entre tantos outros.

Tenho três dicas de shows para quem quiser entrar no maravilhoso mundo do “This Week In Wolfgang’s Vault...”. Procure no site as apresentações do Pink Floyd, de 1977, na qual a banda se apresenta sem nenhum músico de apoio e tem performance magistral na turnê do disco Animals, do Steve Ray Vaughan, de 1983, quando este deus da guitarra ainda não era tão famoso e, finalmente, do Stevie Wonder, em 1973, quando ele estava em seu auge, na fase de transição do Talking Book para o Innervisions.

Só para deixar bem claro, você pode ouvir os shows que quiser quando quiser. As newsletters só mostram o que há de novo no acervo.

Para quem ficou curioso, uma degustação da bela voz de Aretha Franklin, com a música "River's Invitation", do disco Soul 69.

Get this widget Track details eSnips Social DNA


3 comentários:

daniel marques disse...

belo post inaugural juliano! você já tinha falado disso pra mim, mas agora que eu vi que é realmente coisa de outro mundo!
outro bom show do pink floyd sem músicos de apoio e bastante esquecido é na Holanda, em um festival chamado Stomping Ground, em 1971...
incrível!!!

Marcelo Cobra disse...

vou me cadastrar agora. pq vc nunca falou sobre isso antes? ou já falou e eu não te dei ouvidos? bom post! abraço!

Fel Mendes disse...

E todo mundo já sabe que não sou criado sob o som de guitarras. Mas estou me esforçando em dizer que quero ser batizado neste meio. Mais um jeito de começar o catecismo.

www.vermutecomamendoim.blogspot.com