...e a música rock retorna ao Ferrugem...
Brigas, discussões e um enorme embate de egos fizeram com que o supergrupo Crosby Stills Nash & Young se dissolvesse rapidamente. O sempre lembrado álbum Dejà Vu, de 1970 – o primeiro a abraçar o rabugento Neil Young – serviu na verdade como uma foto - vide a capa do álbum - de um momento sensacional dos quatro artistas, mas assim como a imagem das polaroids, o grupo foi passageiro. É claro que eles iriam voltar a gravar juntos, contudo, poucos acreditam que Dejà Vu não é o melhor trabalho do grupo como quarteto.
Em 1971, a turnê do disco, que deu origem ao sensacional ao vivo Four Way Street já havia sido tumultuada – e talvez isso só tenha feito com que o apetite de Stephen Stills para um trabalho solo fosse ainda maior. Não foi diferente, ainda que o álbum Manassas de 1972 seja na verdade o disco da banda de mesmo nome. Não faz diferença, e eu inclusive me atrevo a dizer que, se você quer realmente entender Stills, então é como se esse disco fosse simplesmente toda a musicalidade do guitarrista em um disco.
Lançado originalmente em um vinil duplo, as canções dos quatro lados do álbum são divididas em grupos temáticos – e eu só estou escrevendo isto por curiosidade, na hora de ouvir você pode muito bem esquecer isso: The Raven são canções mais chegadas as rock e aos ritmos latinos que Stills sempre gostou e inseriu em suas canções. The Wilderness é principalmente country e o animado bluegrass. Consider abre espaço para o folk e folk-rock e sim, nesta parte, muitas vezes existe a sensação de que a sua guitarra está de mãos dadas com a de Neil Young, o que é natural, já que foram parceiros em mais de uma banda. Quer mais uma coincidência curiosa? Ótimo. A última parte do disco é Rock & Roll is Here to Stay, com um rock mais cru e blues, gênero em que Stills sempre foi um prodígio. Muita atenção a “Treasure”, e a “Blue Man”, dedicada a Jimi Hendrix, Al “Blind Owl” Wilson e Duane Allman.
Momento trivia: Bill Wyman, baixista dos Stones, ajudou Stills a terminar “The Love Gangster”. Na verdade Wyman se empolgou tanto com o disco que teria saído dos Stones para se juntar ao Manassas. Ninguém o convidou, entretanto, a história provaria que os Stones ainda durariam algumas pequenas décadas – Wyman sairia da banda apenas em 1993! - e o grupo de Stills, ainda que com este trabalho sensacional, foi uma experiência efêmera que lançou mais um disco, sem o mesmo brilho ou inspiração.
Ficha Técnica
Stephen Stills – Manassas
lançado em 1972, pela Atlantic Records
Produtor: Stephen Stills, Chris Hillman e Dallas Taylor
(cada suíte corresponde a um lado do LP, mas não se assuste, você baixa tudo de uma vez só, em um arquivo com ótima qualidade)
The Raven
"Song of Love" – 3:28
Medley – 3:34
- "Rock & Roll Crazies" (Stephen Stills/Dallas Taylor)
- "Cuban Bluegrass" (Stephen Stills/Joe Lala)
"Jet Set (Sigh)" – 4:25
"Anyway" – 3:21
"Both of Us (Bound to Lose)" (Stephen Stills/Chris Hillman) – 3:00
The Wilderness
"Fallen Eagle" – 2:03
"Jesus Gave Love Away for Free" – 2:59
"Colorado" – 2:50
"So Begins the Task" – 3:57
"Hide It So Deep" – 2:44
"Don't Look at My Shadow" – 2:30
Consider
"It Doesn't Matter" (Chris Hillman/Rick Roberts/Stephen Stills) – 2:30
"Johnny's Garden" – 2:45
"Bound to Fall" (Mike Brewer/Tom Mastin) – 1:53
"How Far" – 2:49
"Move Around" – 4:15
"The Love Gangster" (Stephen Stills/Bill Wyman) – 2:51
Rock & Roll is Here to Stay
"What to Do" – 4:44
"Right Now" – 2:58
"The Treasure (Take One)" – 8:03
"Blues Man" – 4:04
2 comentários:
ô gente, vai. comenta aê.
olha, o meu favorito continua sendo o crosby.
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