(for english version, scroll down)

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Faixa 6

Às vezes a gente gosta de uma música sem saber que artista a compôs, sem prestar atenção na letra, sem até ouvir com cuidado. Ao escutar um disco, essa frivolidade se perde um pouco: é impossível não saber quem está cantando, a que estilo aquela banda pertence etc. Invariavelmente, você tem o encarte para consultar letras, ano de lançamento e outros dados. Se você baixou o disco da internet, no mínimo, a imagem da capa faz parte do pacote.

Enfim, certas músicas arrepiam a nossa espinha, mas a gente não sabe dizer o porquê. “Summer of 69”, de Bryan Adams, é uma delas. Nunca dei muita bola para a letra e por muito tempo fique sem saber exatamente de quem era, o que fez com que cada vez que eu a escutasse um sentido novo surgisse. Ela me lembra de fim, mudanças... Um monte de conceitos bem abstratos e bestas que só fazem sentido para mim. Qualquer crítico que falasse mal desse tema, por mais argumentos lógicos que utilizasse, estaria me falando um monte de asneiras.

Não me importa que a música faça parte de um álbum chamado Reckless, um dos mais bem sucedidos da carreira de Bryan Adams. Mesmo tendo sido lançada em 1985, essa música está fora do tempo para mim. Não como “Heaven” – que também faz parte do álbum –, mas tem uma sonoridade muito datada e brega (apesar de ser bem legalzinha). Todo o resto do disco é feito sob uma pretensão muito típica dos anos 80 de transformar todas as músicas em grandes hinos. Basta dizer que Tina Turner participa de “It’s only love”. Ela é uma das principais autoras dessas músicas empolgantes como “He’s simply the best” e “We don´t need another hero”.

Bom, tá aí outro sucesso. Acredito que mais pessoas tenham ouvido exaustivamente músicas desse disco, já que elas tocaram bastante nas rádios. "Summer of 69" já repetiu tanto que até perdeu um pouco o valor, mas com certeza ela ainda dá saudades em alguns melancólicos.


Ficha técnica


Bryan Adams - Reckless
Lançamento Original: 1985
Gravadora: A&M


Músicas para download


1. One Night Love Affair
2. She's Only Happy When She's Dancin
3. Run To You
4. Heaven
5. Somebody
6. Summer Of '69
7. Kids Wanna Rock
8. It's Only Love
9. Long Gone
10. Ain't Gonna Cry



7 comentários:

Anônimo disse...

Adriano, você me ajudou a tirar a máscara: eu sempre curti bryan adams, mas achava que era algo ruim demais para ser revelado! O cara sabe fazer canções empolgantes.(ponto)

andré spera disse...

nunca conheci muita coisa além do hit "Everything I Do (I Do It For You)" tema do milionário robin hood com o kevin costner. ah sim, tem também aquela com a (na época)spice girl melanie c, acho que "baby when you're gone" que não acho ruim. anima.

Juliano Coelho disse...

hahaha eu não gosto não, mas gostei do post...tem que que ser corajoso pra falar que gosta de Bryan Adams. Mas a música do Don Juan de Marco é legalzinha até...

andré spera disse...

sim, todo mundo tem uma ou outra que gosta. e não podemos esquecer da linda versão de chitão & xororó "se você ama, qualquer desejo some... É A MULHER QUE REALIZA O HOMEM" hahaha - o loooco!

Anônimo disse...

"When You're Gone" é muito boa, na verdade, mas eu sou suspeita porque adoro as Spice Girls, hahahaha.

E tipo, eu não gosto do Bryan Adams, mas acho que ele cumpre bem a proposta dele (cantor pop romântico empolgante).

No mais, tem um cara que eu gosto mais e que chama Ryan Adams (sem o B), hahahaha.

andré spera disse...

oh sim, o RYAN Adams tem um trabalho interessante, é uma pena que ele muito barulho feito em relação a ele tenha sido por conta de sua cover d wonderwall, já que suas músicas são boas e intimistas. seu ponto negativo é ficar puto justamente quando ao chamam de brian...

Guilherme disse...

Atualizar é preciso, viver não é preciso...