(for english version, scroll down)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

O grande solo de Stephen Stills


...e a música rock retorna ao Ferrugem...

Brigas, discussões e um enorme embate de egos fizeram com que o supergrupo Crosby Stills Nash & Young se dissolvesse rapidamente. O sempre lembrado álbum Dejà Vu, de 1970 – o primeiro a abraçar o rabugento Neil Young – serviu na verdade como uma foto - vide a capa do álbum - de um momento sensacional dos quatro artistas, mas assim como a imagem das polaroids, o grupo foi passageiro. É claro que eles iriam voltar a gravar juntos, contudo, poucos acreditam que Dejà Vu não é o melhor trabalho do grupo como quarteto.


Em 1971, a turnê do disco, que deu origem ao sensacional ao vivo Four Way Street já havia sido tumultuada – e talvez isso só tenha feito com que o apetite de Stephen Stills para um trabalho solo fosse ainda maior. Não foi diferente, ainda que o álbum Manassas de 1972 seja na verdade o disco da banda de mesmo nome. Não faz diferença, e eu inclusive me atrevo a dizer que, se você quer realmente entender Stills, então é como se esse disco fosse simplesmente toda a musicalidade do guitarrista em um disco.


Lançado originalmente em um vinil duplo, as canções dos quatro lados do álbum são divididas em grupos temáticos – e eu só estou escrevendo isto por curiosidade, na hora de ouvir você pode muito bem esquecer isso: The Raven são canções mais chegadas as rock e aos ritmos latinos que Stills sempre gostou e inseriu em suas canções. The Wilderness é principalmente country e o animado bluegrass. Consider abre espaço para o folk e folk-rock e sim, nesta parte, muitas vezes existe a sensação de que a sua guitarra está de mãos dadas com a de Neil Young, o que é natural, já que foram parceiros em mais de uma banda. Quer mais uma coincidência curiosa? Ótimo. A última parte do disco é Rock & Roll is Here to Stay, com um rock mais cru e blues, gênero em que Stills sempre foi um prodígio. Muita atenção a “Treasure”, e a “Blue Man”, dedicada a Jimi Hendrix, Al “Blind Owl” Wilson e Duane Allman.


Momento trivia: Bill Wyman, baixista dos Stones, ajudou Stills a terminar “The Love Gangster”. Na verdade Wyman se empolgou tanto com o disco que teria saído dos Stones para se juntar ao Manassas. Ninguém o convidou, entretanto, a história provaria que os Stones ainda durariam algumas pequenas décadas – Wyman sairia da banda apenas em 1993! - e o grupo de Stills, ainda que com este trabalho sensacional, foi uma experiência efêmera que lançou mais um disco, sem o mesmo brilho ou inspiração.


Ficha Técnica

Stephen Stills – Manassas

lançado em 1972, pela Atlantic Records

Produtor: Stephen Stills, Chris Hillman e Dallas Taylor

Músicas para download

(cada suíte corresponde a um lado do LP, mas não se assuste, você baixa tudo de uma vez só, em um arquivo com ótima qualidade)

The Raven

  1. "Song of Love" – 3:28

  2. Medley – 3:34

    "Rock & Roll Crazies" (Stephen Stills/Dallas Taylor)
    "Cuban Bluegrass" (Stephen Stills/Joe Lala)
  3. "Jet Set (Sigh)" – 4:25

  4. "Anyway" – 3:21

  5. "Both of Us (Bound to Lose)" (Stephen Stills/Chris Hillman) – 3:00

The Wilderness

  1. "Fallen Eagle" – 2:03

  2. "Jesus Gave Love Away for Free" – 2:59

  3. "Colorado" – 2:50

  4. "So Begins the Task" – 3:57

  5. "Hide It So Deep" – 2:44

  6. "Don't Look at My Shadow" – 2:30

Consider

  1. "It Doesn't Matter" (Chris Hillman/Rick Roberts/Stephen Stills) – 2:30

  2. "Johnny's Garden" – 2:45

  3. "Bound to Fall" (Mike Brewer/Tom Mastin) – 1:53

  4. "How Far" – 2:49

  5. "Move Around" – 4:15

  6. "The Love Gangster" (Stephen Stills/Bill Wyman) – 2:51

Rock & Roll is Here to Stay

  1. "What to Do" – 4:44

  2. "Right Now" – 2:58

  3. "The Treasure (Take One)" – 8:03

  4. "Blues Man" – 4:04

2 comentários:

andré spera disse...

ô gente, vai. comenta aê.

aline gianazzi disse...

olha, o meu favorito continua sendo o crosby.