(for english version, scroll down)

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

rock galês

Primeiro, eu ia colocar uma bela coletânea do Bread. Aí comecei um texto, mas as férias me deram uma preguiça-bloqueio. Não ia pra frente. Depois, pensei em colocar um disco meio esquecido dos Beatles, estava com ele na mão, mas mudei de idéia. Como faz tempo que eu não escrevo nada aqui no blog, ou seja, estava de fato enferrujado, resolvi escolher algo relativamente raro, que talvez seja mais difícil de encontrar e realmente diferente. Olhei para uma pequena pilha de discos que tenho aqui na minha frente. O nome mais esquisito era esse: Gorky's Zygotic Mynci. Achei meu post.


Bom, o negócio é o seguinte: Essa era uma banda do País de Gales, e não é à toa que muitas das músicas, além do próprio nome do grupo, estão em galês (zygotic lembra aulas de biologia, mas parece que mynci quer dizer macaco... não ajuda né?). Lembro que descobri a banda assistindo o Lado B da MTV e, meio que perdido na programação, estava um clipe deles. Era da música “Spanish Dance Troupe”, que inclusive é uma das melhores do disco e tem um clipe meio cigano, meio espanhol e meio chapado. Parece realmente a trilha de uma viagem que você está fazendo com uma trupe de dança espanhola e vocês estão indo até a Romênia.



No mais, canções que conseguem juntar o pop melódico típico de bandas britânicas desde os Beatles com esquisitices galesas – pra não forçar a barra e dizer que “oh, eles fazem um som folk”, porque, como disse antes, esse termo já encheu o saco – e barulheiras divertidas de guitarras, que criam sons ambientes e psicodélicos. Na primeira faixa, fique atento à cigarra e deixe o disco rolando, a segunda faixa é fodida e a última, um mini-épico emocionante. O disco é realmente bom, e a voz de Euros Childs (sim, mais um nome esquisito) é de timbre peculiar e doce.

Ainda que seja somente para constar como a banda com nome mais zoado que você já ouviu, Spanish Dance Troupe é um dos melhores álbuns feitos na década de 90 na ilha da rainha e que conseguiu de maneira muito pessoal fugir da típica sonoridade presa entre a briga Oasis x Blur. É uma outra coisa. É som de caipira, véi. Preste atenção no sotaque.

Ficha Técnica



Gorky's Zygotic Mynci - Spanish Dance Troupe
Lançado em 1999



1."Hallway"
2."Poodle Rockin'"
3."She Lives on a Mountain"
4."Drws" (James)
5."Over and Out" (E. Childs, James)
6."Don't You Worry" (M. Childs)
7."Faraway Eyes" (E. Childs, James)
8."Fool" (James)
9."Hair Like Monkey"
10."Spanish Dance Troupe"
11."Desolation Blues"
12."Murder Ballad"
13."Freckles"
14."Christmas Eve"
15."Humming Song"

6 comentários:

daniel marques disse...

incrível!
o sotaque funciona muito bem para a proposta musical dos caras. deu vontade de ouvir o disco!

ps - acho que o fel mendes, do VERMUTE, conhece bem esse trabalho.

Murilo Mendes disse...

Esse aí até eu conheço!

Anônimo disse...

o meninão da direita tem realmente aquela cara de galês.

povo fraco, submisso.

Fel Mendes disse...

Ah, nem vou responder.

Anônimo disse...

me ocorreu agora, sir connery, que a escócia, ASSIM como o país de gales é submisso à rainha da inglaterra.. como fica agora?

Anônimo disse...

fomos livres por brevíssimos dois anos. e isso basta para chutarmos o "arse" dos galeses.